Lígia Mendes

Olá a todos! Hoje, venho partilhar convosco um DIY que também é um produto que permite o aproveitamento de cascas de laranja que, de outra forma, pelo menos cá em casa, teriam ido parar ao lixo. (Digo “cá em casa” porque ainda ando a descobrir alternativas para o meu tão ambicionado zero waste).

No fim de semana, ainda inspirada pelos maravilhosos laranjais do Algarve, que conheci nas minhas férias de Verão, compramos laranjas do Algarve e fizemos um sumo natural para o lanche de sábado.

Como sabem, para fazer um copo de sumo, são sempre necessárias algumas laranjas e, no final, resta sempre uma quantidade enorme de cascas de laranja que, cá em casa, costumam ir de imediato para o caixote de lixo.

Ah, mas isso era dantes! Porque, como já partilhei convosco, ando em processo de transformação e fiquei incomodada por pensar que cascas de laranja reluzentes e repletas de aroma acabariam num aterro…

Ora então, sabem como acabei a minha tarde? Com um descascador de cenouras e batatas, a retirar a parte exterior da casca das laranjas, para as tornar num novo produto! Após ter retirado toda a casca, cortei os pedaços em tiras fininhas, espalhei estas tiras num tabuleiro forrado com papel vegetal, e levei-as ao forno.

(Neste ponto, tenho de admitir que a coisa correrá melhor da próxima vez, porque a temperatura estava muito elevada e algumas tiras queimaram… Na próxima, a temperatura do forno não poderá passar dos 160º. A testar…)

A verdade é que, tiras queimadas à parte, após estarem secas, coloquei-nas num processador, reduzi-as a pedaços e enchi 2 saquinhos que tinha em casa, também estes reaproveitados.

DIY-cascas-de-laranja


Ficaram ou não ficaram fofinhos? 🙂 E o melhor de tudo, estão a perfumar 2 armários da cozinha, com um aroma tão intenso que ando sempre a abrir as portas só para o sentir 🙂

Já estou cheia de vontade de convidar a família toda para um lanche com muitos litros de sumo de laranja e encher os armários da roupa e dos sapatos com este perfume a laranja!!

E vocês, alguma sugestão para o aproveitamento de cascas de laranja?