Maior conexão com a natureza
Após umas férias em contacto com a natureza, com gente muito autêntica e tempo para longas reflexões, regressei com algumas resoluções. Resoluções daquelas que fazemos em momentos de recomeço, mas que tudo farei para que sejam tornadas realidade.
Com o passar do tempo, cada vez sinto maior necessidade de simplicidade, conexão com a natureza e paz. É dentro de mim que tenho de encontrar a energia para dar passos naquela que acredito ser a via certa para se ser Feliz. E que inclui, certamente, e do meu ponto de vista, estes três ingredientes. Essa energia pode ter vários nomes. Eu chamo-lhe Amor. Por mim. Pelos outros. Por todos os seres vivos. Por tudo o que me acontece, de bom e de menos positivo.
Neste caminho, acredito que há vários comportamentos fundamentais. Sou uma desgraça na maioria deles :P, mas também sou uma defensora de que tudo se aprende. Assim, espero que haja esperança para mim 🙂
Um dos comportamentos que tenho, garantidamente, de adequar, se quero satisfazer as necessidades vitais que partilhei convosco acima, é a alimentação. Têm sido vários e, ultimamente, muito frequentes, os alertas em relação ao consumo dos recursos do nosso planeta e aos riscos que já corremos por não sermos mais conscientes nas escolhas que fazemos. A alimentação é uma dessas escolhas e “menos” parece ser a palavra de ordem. Menos carne. Menos peixe. Menos quantidade. Menos embalagens. Menos, menos, menos.
No meu entender, a escolha de uma alimentação mais saudável é tão óbvia que até chateia. Pelo planeta, sim, mas também pelo nosso bem estar. Porque nos sentimos mais leves e, lá está, mais conectados com a natureza, quando escolhemos o que está certo, sejam produtos da época, alimentos não processados, mais legumes ou frutas. Simplicidade. No fundo, quando escolhemos simplicidade.
Recentemente, tive de iniciar uma dieta mais rigorosa, por estar com excesso de peso. Passados três meses, sei que tenho de dar um passo maior, porque ainda não me sinto totalmente recuperada dos excessos que cometi durante meses e meses. E não por ideais de beleza deste ou daquele, mas pelos meus ideais de beleza, que incluem saúde, vitalidade, luminosidade.
Esse passo maior terá “menos” carne e peixe, e mais cor. Das frutas, dos legumes, das leguminosas, cereais, sementes. Mais alegria e simplicidade. Na cozinha e nas compras. Partilharei convosco receitas, gestos e escolhas que farei. E aguardo as vossas partilhas, as vossas dicas e os vossos conselhos também.
Porque, alguém disse, e muito bem: estamos juntos! Pelo planeta. Pela humanidade.
Até breve!

Foto tirada em Tavira, 2019