#receitas – Creme de ervilhas

Lígia Mendes

Hoje, venho partilhar convosco um DIY culinário. A receita não é minha, mas tinha de partilhar convosco aquela que é oficialmente O MELHOR CREME DE ERVILHAS do mundo, comprovado por moi-même.

Descobri esta sopa no livro Natural – O grande livro da Cozinha Vegetariana da Joana Alves e quis logo experimentá-la, porque sempre adorei sopa de ervilhas.

O que eu não sabia era que esta era assim… qualquer coisa de sublime, que deixa na boca uma sensação de calor provocada pela pimenta preta, e um sabor a ervilhas equilibrado pelo travo ácido do limão e pelo aroma inconfundível da hortelã. Conseguem imaginar combinação mais preciosa?

Não, pois não? Então, deixemo-nos de conversas e vamos à receita !!

Os ingredientes:

Sopa Ervilhas


O modo de proceder 

Cortar 2 courgettes médias (ou 1 grande), 1 cebola e 2 a 3 dentes de alho em pedaços, e colocar todos estes ingredientes numa panela com água ou caldo de vegetais (em quantidade suficiente para cobrir todos os legumes). Temperar com sal e pimenta preta.

Após levantar fervura, cozinhar até os legumes ficarem quase tenros. (Eu usei ervilhas congeladas, pelo que a cozedura dos legumes estava quase concluída, quando juntei as ervilhas. Mas, se usarem ervilhas frescas, juntem-nas aos legumes, quando estes estiverem a começar a ficar tenros (cerca de 450g)).

Deixar cozinhar (5 a 10 minutos) e desligar o lume, acrescentar folhas de 1 ramo de hortelã (reservar algumas para a decoração), o sumo e a raspa de 1 limão (reservar, também, algumas raspas para a decoração). Retirar algumas ervilhas para juntar ao creme, depois de passado, e passar com a varinha mágica, até obter um puré, que se quer bastante cremoso.

(Caso o puré necessite de mais água ou caldo de vegetais, juntar e rectificar os temperos. O objetivo é obter um creme leve).

Servir imediatamente (este pormenor é importante, porque no dia seguinte perde um pouco de graça e da mescla de sabores), salpicado com as raspas de limão, a hortelã e as ervilhas que reservámos. Regar com um fio de azeite e deleitar-se !

Experimentem e deixem a vossa opinião (nota: e não digam que não avisei que era delicioso!!!!!)


creme ervilhas


Uma receita para sobremesa? Consulte aqui.